Rotas dos Vinhos

Rotas dos Vinhos

Há algumas décadas, a Europa tinha a exclusividade de produzir os melhores vinhos do mundo. Hoje, ainda que as produções da Itália, França e Espanha continuem em destaque, Portugal desponta com seus Vinhos Verdes e há vinhos excelentes em todos os cantos do planeta. Nem precisa ir muito longe: argentinos e chilenos têm alguns dos melhores tintos do planeta.
Com mais de 4 mil vinícolas em todo o Estado, a Califórnia permite que você deguste vinhos premiados em quase todos os lugares que visitar. África do Sul e Nova Zelândia também merecem um roteiro de degustação.

Antes reservado aos mais fanáticos do vinho, o enoturismo ou de degustação ganha, a cada ano, mais adeptos. Hoje, é uma das mais fortes tendências no turismo mundial. Com isso, a variedade das ofertas aumenta e os preços caem, mas o charme permanece. As regiões produtoras de vinho costumam se destacar por sua beleza paisagística. Além disso, como as degustações exigem um entorno agradável a todos os sentidos, as acomodações acabam sendo muito agradáveis. Por tudo isso, uma viagem pelas rotas do vinho é garantia de prazer e boas lembranças.

Rotas dos Vinhos: Argentina, Chile, Espanha, França, Alemanha e Portugal

Argentina – Mendoza, produz excelentes vinhos tintos, entre os quais se destaca o Malbec. Muitas da produtoras oferecem degustações com queijos da região e aulas.

Chile – A região vinícola do Vale do Maipo é a mais antiga do Chile e é isso que os viajantes procuram. Alguns de seus Cabernet Sauvignon e Merlot estão entre os melhores do mundo e alguns brancos, como Chardonnay e Sauvignon Blanc, também são muito reputados.

Espanha – La Rioja é uma referência certa em matéria de tintos encorpados. Os visitantes podem provar os vinhos de alta qualidade divididos entre Crianza, Reserva e Gran Reserva, dependendo do tempo de envelhecimento.

França – A região de Bordeaux pode ser considerada a capital mundial do vinho. Programe-se para passear de carro pelas cidades da região, admirando paisagens e castelos e, principalmente, fazendo longas pausas para provar excelentes vinhos tintos de Bordeaux acompanhados de saborosos queijos franceses. A cidade de Saint-Émilion é considerada a que possui os melhores vinhos da França.

Alemanha – o Vale do Mosel atrai turistas não apenas por produzir alguns dos melhores vinhos alemães, mas também para aproveitar o ambiente de conto de fadas. As cidades têm ruas românticas, castelos, vinhedos e bodegas, além de vistas sobre o rio onde você pode fazer um piquenique bebendo vinhos brancos, como o frutado Riesling local.

Portugal – Através das rotas dos vinhos de Portugal podemos fazer excelentes passeios e conhecer um prazer aperfeiçoado ao longo dos tempos.

  • Rota dos Vinhos Verdes – rota dos Vinhos Verdes desde o Minho até ao Douro. O verde, que dá o nome ao vinho, é a cor que predomina na região, pontuada, contudo, por cidades históricas.
  • Rota do Vinho do Porto – desenrola-se por encostas de grande beleza paisagística com o rio Douro a correr ao fundo entre montanhas. Tal beleza e singularidade conquistaram para a região do Alto Douro Vinhateiro o título de Património Mundial.
  • Rota dos Vinhos da Península de Setúbal – Nesta região nasce o vinho Moscatel de Setúbal, um dos mais reputados de Portugal.

Se gostou das dicas de vinhos, embarque conosco e se aventure em uma viagem enogastronômica.

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo.

Solicite um orçamento dos Roteiros dos Vinhos